Páginas

6 de out. de 2014

Resenha - Alina

Alina
Autor (a): Emília Lima
Título Original: Alina
ISBN: 9788567529080
Editora: Sollo Editorial
Ano: 2014
Número de páginas: 126
Sinopse: Alina é uma obra de ficção, ambientada na Bahia no final do Séc. XVI e conta a história da família Cirilo, proveniente de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil-colônia. O livro conta a história da vida da família Cirilo e principalmente de Alina Cirilo, personagem principal do livro e do amor dela por Pedro Garcia, um grande amor, mas um amor proibido. Alina é uma personagem de personalidade forte e muito determinada. Alguns acontecimentos mudam drasticamente o rumo da sua vida e mesmo assim ela consegue levar tudo adiante, com toda a coragem que uma moça de sua idade e de sua posição social pode ter. Este livro fala sobre amor, família e as renúncias que às vezes temos que fazer em benefício das pessoas que mais amamos. E, também, de que quando um amor é verdadeiro, ele acontece, mesmo que achemos que o tempo desse amor já passou.


"Não és sequer a razão de meu viver, pois que tu es já toda a minha vida" - Florbela Espanca

O romance nos conta a história de Alina, uma menina mulher que soube lutar por sua vida seguindo seu desejo de liberdade sem ferir ou desonrar tanto sua família como seus próprios princípios. Feminina e feminista em sua época.
Tudo ocorre na chegada de imigrantes portugueses na colonização do nosso país, a formação de uma nação através da mão-de-obra tanto de negros como de índios. A família do Sr. Luiz Felipe Cirilo chega em Salvador no final do século XVI para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar, nossa heroína ai com 12 anos tinha o pai como melhor amigo e confidente, ao ver pela primeira vez Pedro Henrique, amigo de seu irmão, ela soube na hora que ele era o amor de sua vida ( e esse amor mesmo em segredo era correspondido )que seria sua perdição e que jamais amaria outro alguém com tanta intensidade, só que Pedro Henrique era um amor impossível por ser casado e pai de 2 garotos.Este amor foi sua ruína e sua redenção.

Decidida a sufocar este amor em seu peito resolve voltar a Portugal, em uma noite de despedida com uma chuva torrencial acontece o inevitável, Alina se entrega de corpo e alma a este amor... e foi ai que toda sua vida se transformou.Alina parte para a casa de sua irmã deixando sua carta de despedida.

Meu amor. 
Você será sempre o meu amor, eternamente, mas não posso destruir a vida de outras pessoas para viver a minha felicidade. Sei que você largaria Anália e seus filhos ainda pequenos para ficar comigo, mas eu não conseguiria viver feliz sabendo que eu tinha causado a infelicidade de outros. 
Pedro, amo você desde a primeira vez que te vi e eu ainda era uma moleca de 12 anos, mas sempre soube o que queria ou não queria da minha vida. Você sera o meu amor para sempre, eternamente me lembrarei de todos os momentos juntos e de nossa amizade incondicional. Não quero que você se sinta culpado pelo que aconteceu, eu também quis e muito. Queria há muito tempo me entregar  para você e não me arrependo de nada que fiz, eu já ia embora de qualquer  maneira, penas apressei a viagem porque sei se ficasse e te visse mais uma vez eu iria desistir de tudo.

Não poderia causa essa vergonha a minha família, não por me envergonhar desse amor por você, se esse amor existe de uma maneira assim tão forte, com certeza tem as bençãos de Deus, mas meu pai não aguentaria. Ele sabe o que sinto por você e me apoiou muito nessa viagem, pois via meu sofrimento. Meu pai me ama muito e eu a ele, e nunca seria capaz de fazê-lo sofrer, o minimo que fosse.

Quero que você seja muito feliz com sua família, procure amar Anália e tratá-la com carinho, e cuide muito bem de seus filhos, eles são tudo que você tem na vida. Não me casarei Pedro e, sew for para que um dia formos ficar juntos, ficarei com certeza, mas não leve a sua vida com esse pensamento, apenas pense em todo o sacrifício que estou fazendo por nós dois.
Amo-te com tanta intensidade que dói, dói á alma, dói o corpo, mas sou muito grata a Deus por ter me dado você como o amor da minha vida. Você que é a pessoa mais digna e mais bela de coração que já conheci.

Cidade do Salvador, 17 de abril de 1585
Da sua sempre. 
Alina

Alina quer ir embora imediatamente e vai para a casa de sua irmã, lá fica amiga de dona Ana velha índia que trabalha para a sua irmã, D.Ana sem uma palavra de Alina já sabe o que ela própria ainda nem desconfia, Alina vai conhecer a aldeia da família da amiga e este lhe poem a par do que lhe esta acontecendo, ao saber de tudo e também saber que a índia tinha razão, Alina parte com ela para uma aldeia bem distante e todos a tomam como morta por falta de notícias. Lá ela conhece Naru que com todo amor, carinho e devoção vai conquistando a simpatia e amizade de Alina, mesmo sabendo de sua situação  não faz críticas e nem recriminações ao passado da amiga e amada.

Será que Alina será feliz com suas escolhas? Será que a vida vai lhe dar novas oportunidades de ser feliz?

O que terá acontecido a Pedro Henrique?

A capa é perfeita e condiz bem com a história, letras de bom tamanho, páginas amareladas facilitando a leitura, excelente para quem gosta de ler a noite. Capítulos curtos e bem enxutos fazendo a história ficar mais emocionante. Lindamente ilustrado, tenho observado este detalhe nas publicações da Sollo Editorial o que mostra o capricho e respeito com o trabalho dos autores.

Todo seu ser lutava por liberdade e justiça mas seu coração ansiava por um amor impossível. Mas a palavra IMPOSSÍVEL existe para um amor verdadeiro?

Eu li...
Eu recomendo!




3 comentários:

  1. Sandra que olhar sensível você teve com meu livro. Adorei a resenha. E, claro que pode postar onde quiser. É muito gratificante para um escritor ver que seus leitores realmente gostaram do seu livro, dos personagens, da história em sim. Obrigada Sandra. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Sandra, nós agradecemos seu carinho de sempre!
    Adoramos a resenha.
    Att
    Sollo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sandra.

    Achei a capa do livro super linda e uma sinopse instigante. Fiquei apenas abismada com poucas páginas o livro. Mas deve ser uma história bem gostosa de ler. Quem sabe depois não animo.

    Sorteio: O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html

    Até mais.

    ResponderExcluir